segunda-feira, 4 de julho de 2011

Quer repaginar o visual como fazem as famosas? Veja como não prejudicar os fios


As celebridades estão dando trabalho aos cabeleireiros. A onda do momento é radicalizar e mudar a cor dos fios. E, as transformações das atrizes inspiram milhares de mulheres. São cores e cortes que viram mania em salões e saem direto das telas para as ruas.

Mas, ao contrário do mundo mágico das celebridades – com diversos tratamento e ótimos profissionais à disposição –, as mulheres "normais" devem tomar uma série de cuidados para que a transformação não vire um pesadelo.
Veja as mudanças de visual das celebridades 

Um exemplo é o tom ruivo, a cor do momento, adotado por diversas atrizes de Hollywood – como Drew Barrymore, Emma Stone e Blake Lively –, que requer atenção e uma série de cuidados tanto antes quanto depois da aplicação, como explica Vitor Henrique, profissional do JJ Cabeleireiros:
ruivas tl
As atrizes Drew Barrymore, Emma Stone e Blake Lively investiram em tons de ruivo (Fotos: Getty Images)

-  Depende da mudança que a mulher deseja. É preciso uma avaliação se ela já tem tinta nos cabelos e se está muito escuro, por exemplo. Tinta não clareia tinta, então é preciso fazer uma descoloração antes para então aplicar o novo tom. Este processo pode prejudicar muito os cabelos, sensibilizando e até quebrando os fios.

Mesmo complicado, o processo não é impossível. Prova disso é a atriz Carolina Dieckmann, que só em 2010 mudou quatro vezes o visual. O segredo está na preparação dos fios tanto antes quanto depois do processo. Os profissionais indicam muita hidratação e diversos tratamentos para fortificar os cabelos, como a reconstrução.
Quem comenta é o cabeleireiro Sidnei Grossi, do salão C.Kamura:

- Fazemos um diagnóstico capilar, para analisar a saúde dos fios. Se não estiverem bons, vamos tratá-los, devolver a umidade e elasticidade e então mudar a cor.

carolina
Só em 2010, a atriz Carolina Dieckmann mudou o visual quatro vezes (Fotos: AgNews)

Caso os fios sejam aprovados, hora da segunda etapa da mudança: a escolha do “método” de clareamento. Que pode ser tanto integral, descolorindo todos os fios em um único momento, quanto em várias sessões de luzes ou mechas, que descolorirão os fios gradativamente até que o resultado necessário seja atingido.

Vale lembrar que a mudança de visual é um processo contínuo e não termina com a aplicação da tinta. Manutenção e o período de retoque são fatores determinantes para a decisão final, bem como o tempo e o dinheiro que serão investidos.

Corte também exige cuidados 
Nem só de mudanças de cores vive uma repaginada no visual. Cortes também devem ser avaliados e planejados. Um exemplo recente é a franja de Sabrina Sato.

A apresentadora apostou em um estilo pin-up e com franja no meio da testa, corte não muito comum no país. Os fãs não estavam preparados para a transformação, e o assunto virou um dos mais comentados no Twitter.
sabrina sato
Sabrina apostou em uma franjinha bem curta; antes, já havia mudado a cor dos fios (Fotos: AgNews)

Segundo Vitor, assim como a cor, o corte também deve ser pensado. Nada de cortar de uma vez.

- Sempre falo para as clientes cortarem aos poucos. Primeiro um franjão, depois franja e, se quiserem, franjinha. O mesmo conselho vale para os cabelos inteiros. Transformações radicais podem ser complicadas.

O cabeleireiro Sidnei finaliza com uma dica:

- A cliente deve conversar muito com seu cabeleireiro para encontrar a melhor cor e corte. É preciso conversar sobre as mudanças, já que será necessário manter o penteado do corte, o que pode dar mais trabalho para algumas mulheres. Se a cliente tiver um segundo de dúvida sobre mudar a cor ou o corte, então é melhor pensar mais tempo ou até mesmo não mudar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário